A história da escaleta

Para contar a história da escaleta é preciso voltar para o ano de 1958, pois é quando a Hohner, uma fabricante alemã de acordeons e harmônicas (popularmente chamada de gaita), lança seu primeiro modelo do instrumento. Chamada de Melodica, nome pelo qual é mais conhecida em outros países, era um pouco diferente da escaleta que conhecemos atualmente: Ao invés de um teclado como as escaletas atuais, utilizava teclas semelhantes a botões. Inicialmente tinha como público alvo estudantes de música e amadores, por isso a Hohner destacava a facilidade para aprender a tocar a Melodica, o que, por fim, reforçava sua inclinação para a educação musical.

Hohner ou Clavietta?

No mesmo período, Andre Borel lançou a Clavietta, o primeiro modelo com um teclado de piano em tamanho reduzido e que viria a se tornar padrão. A Clavietta tinha uma construção que dava ao instrumento aparência e qualidade profissionais. Por causa do lançamento quase simultâneo, não há consenso sobre quem é o criador da escaleta, apesar de a Hohner reivindicar a invenção do instrumento.

História da escaleta no Brasil

Como a escaleta chegou no país é um mistério e não há registros históricos confiáveis sobre o assunto. Porém, o que se deduz é que a produção de escaletas no Brasil se inicia a partir da década de 60, com a Universal, Todeschini e Scala. Todas já fabricavam acordeons e/ou harmônicas e estavam sediadas na região Sul. Acredita-se que o modelo da Scala tem papel fundamental na maneira como o instrumento é chamado no Brasil. O principal indício disso é o nome do seu modelo profissional, chamado de Scaletta.

Por causa do sucesso de vendas à época, a semelhança com o termo escaleta é clara (Scaletta -> escaleta), tratando-se apenas do aportuguesamento da palavra. Ainda hoje encontramos unidades usadas à venda e em bom estado!

Você pode aprender mais sobre as origens e a história da escaleta, conhecer as diferentes marcas disponíveis atualmente e ouvir alguns exemplos sonoros dos modelos citados nos vídeos do canal Escaletosfera:

A história da escaleta que começou há 5 mil anos atrás
Hohner Melodica HM-901
A Clavietta de Andre Borel
Para ouvir a Scaletta da Scala

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário!

Um comentário

  1. Top esse registro da historia da Scaletta. Vou continuar acompanhando essa pesquisa. Aqui na minha cidade existiam as fabricas de Acordeon Todeschini e SCALA. A Scala fabricou essas Scalettas. Vou lhe mandar as fotos dos catalogos e do produto que era feito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *