O que é escaleta?

A escaleta é um instrumento de sopro com teclado pertencente à família dos aerofones de palheta livre. A palheta livre é uma lâmina de metal (no caso da escaleta) que se movimenta livremente dentro de uma ranhura e que vibra quando o ar passa por ela, gerando o som. Por exemplo, usam palhetas livres o acordeon e a harmônica (popularmente chamada de gaita), daí uma certa semelhança entre os timbres destes instrumentos. Veja abaixo como é uma palheta livre de metal:

Ouça o som do instrumento:

Excerto de “Presepada”, tocado com a Yamaha Pianica P-37ERD

Escaleta ou Melodica?

As duas palavras se referem ao mesmo instrumento. Na verdade, Melodica é o nome que a Hohner, uma empresa alemã de acordeons e harmônicas, deu para o instrumento que no Brasil chamamos de escaleta. Devido ao sucesso mundial, o nome Melodica, passou a ser referência. Ao que tudo indica, surpreendentemente algo similar ocorreu no nosso país, quando uma fabricante de acordeons do Rio Grande do Sul, chamada Scala, começou a produzir a Scaletta. Assim, o nome do instrumento passou a ser sinônimo do mesmo, apenas aportuguesando a palavra. Outras empresas, como Suzuki e Yamaha deram ainda outros nomes para a escaleta. Foram chamadas de Melodion e Pianica, respectivamente. Contudo, por causa do seu funcionamento, o mais correto para todos seria chamá-la de harmônica de teclado, como veremos a seguir.

Como a escaleta funciona?

A escaleta produz som de uma maneira similar à harmônica , isto é, pela passagem de uma coluna de ar, gerada pelo instrumentista, por uma palheta livre. Porém, enquanto nela o ar é enviado diretamente até a palheta, na escaleta o ar vai até uma câmara de ar onde fica retido e, quando uma ou mais teclas são pressionadas, o ar passa da câmara para as palhetas, fazendo-as vibrar e produzindo sons com altura definida (notas musicais). Outra diferença é que a escaleta produz som somente na expiração do instrumentista, portanto diferente da harmônica no qual é possível produzir som tanto na expiração quanto na inspiração. Como resultado das semelhanças de funcionamento, a escaleta pode ser classificada como uma harmônica de teclado, nome pelo qual é chamada no Japão e outros países da região.

Como se toca escaleta?

Para tocar, posiciona-se os lábios em volta da entrada de ar, bocal curto ou o tubo extensor (quando anexados ao instrumento). Depois, se sopra enquanto se aciona as teclas para que o som seja produzido. Embora seja possível tocar sem nenhum conhecimento específico sobre respiração, é aconselhável que se desenvolva maior controle do mecanismo respiratório. Veja alguns exercícios no vídeo abaixo (era o começo do canal, mas garanto o conteúdo!).

Segurando o instrumento

Por possuir um teclado e acessórios como um bocal curto e um tubo extensor (popularmente chamado de mangueira), é possível tocar escaleta em variadas posições. Contudo, o importante é estar consciente do corpo, com um boa postura e formato de mão e braços, para evitar lesões. Assim, as posições mais comuns são:

Posição clássica ou trompete: segurando o instrumento com a mão esquerda e acionando as teclas com a mão direita. Permite que se toque a escaleta quando sentado ou em pé. Pode-se usar o bocal curto e tubo extensor ou nenhum deles.

Posição apoiada: O instrumento fica apoiado sobre uma superfície ou pernas. Nessa posição só é possível tocar sentado e só pode ser realizada com o tubo extensor. Possibilita usar as duas mãos para acionar as teclas.

Posição japonesa: Quando em pé, a escaleta fica na diagonal ou vertical junto ao corpo, sustentada por uma correia. Se sentado, fica apoiada em uma das pernas. Pode ser usado com bocal curto, tubo extensor ou nenhum deles. Permite que sejam usadas as duas mãos, mas a mão esquerda fica invertida em relação ao teclado.

Para ver todas essas posições em ação, assista o vídeo abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *