A escaleta é um aerofone de palhetas livres cuja interface é o teclado, isto quer dizer que o instrumento produz som a partir do movimento do ar, mas que precisa ter suas teclas acionadas para soar. O teclado da escaleta é semelhante ao de outros instrumentos de teclas como piano e sanfona.
.
Isso significa que, na escaleta, as notas estão organizadas da mesma maneira que nestes instrumentos. Contudo, as teclas são mais estreitas e curtas na escaleta e, o peso delas, é semelhante ao de um teclado eletrônico, ou seja, o acionamento não exige o mesmo esforço se comparado ao piano, por exemplo (que tem as teclas mais “pesadas”).
Teclas brancas e pretas
De maneira simplificada, nas teclas brancas são encontradas as notas naturais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si) e, nas pretas, as alteradas, isto é, as notas naturais que ganharam sustenidos e bemóis (Dó#/Réb, Ré#/Mib, Fá#/Solb, Sol#/Láb e Lá#/Sib – saiba mais sobre como encontrar as notas alteradas no teclado). Mas, como encontrá-las no teclado? Para iniciantes, a dica é criar pontos de referência:
- Identifique os grupos de 3 teclas pretas -> A primeira tecla branca imediatamente anterior a qualquer grupo de 3 teclas pretas é a nota Fá.
- Identifique os grupos de 2 teclas pretas -> A primeira tecla branca imediatamente anterior a qualquer grupo de 2 teclas pretas é a nota Dó.
Uma observação: A maioria das escaletas novas encontradas à venda no Brasil começam o teclado com um grupo de 3 teclas pretas, isto é, a primeira nota do instrumento é o Fá (uma tecla branca imediatamente anterior ao grupo de 3 teclas pretas). Porém, alguns modelos mais antigos ou específicos podem começar com um grupo de 2 teclas pretas. O que ocorre é que estes modelos tem uma tecla branca e uma preta a menos no início do teclado, e portanto, a primeira tecla do instrumento é a nota Sol.
As oitavas
Você pode estar se perguntando qual a diferença entre um Dó e outro. já que há vários no teclado. A diferença é que, se um Dó estiver a direita do anterior, ele soará o dobro mais agudo e, se estiver a esquerda, o dobro mais grave. Dizemos que está oitava acima quando estiver o dobro mais agudo e oitava abaixo se estiver o dobro mais grave. Isso também significa que as notas ficam mais agudas da esquerda para a direita no teclado. Essa lógica serve para qualquer nota que se repete no teclado. Entre um Dó e o próximo (seja à esquerda ou direita) temos todas as notas e elas vão se repetindo oitava acima ou abaixo. Observe agora todas as notas naturais do teclado da escaleta de 32 teclas:
Abaixo há exercícios para aprender e localizar as notas no teclado, além de uma música para tocar no vídeo indicado. Depois, o próximo passo é conhecer onde estão as notas alteradas.
EXERCÍCIOS
1. Para tornar fluente o nome e a sequência das notas naturais, fique repetindo o nome delas no sentido ascendente (quando “sobe” na sequência) e descendente (quando “desce” na sequência):
- Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó
- Dó, Si, Lá, Sol, Fá, Mi, Ré, Dó
2. Para tornar fluente a localização das notas Dó e Fá no teclado você pode escrever com uma canetinha (daquelas que pode ser apagada depois) ou colar adesivos enquanto aprende, mas o ideal é tirar depois! Resista à tentação de escrever todas as notas.
3. Escolha algumas notas naturais aleatoriamente que não sejam Dó e Fá para serem encontradas no teclado. Por exemplo: Sol, depois o Si, depois o Mi, depois o Lá, etc. Varie a ordem e a sequência, evitando as notas na ordem usual (Sol, Lá, Si). Tente fazer isso cada vez mais rápido!
4. Assista a Como Tocar Escaleta – Videoaula 1 no YouTube em que você poderá rever e fixar esses conceitos, além de tocar uma música usando as notas naturais:
Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário!
PARABENS GOSTEI MUITO DAS EXPLICAÇÕES, NÃO TEM COMO NÃO APRENDER TOCAR ESCALETA. M UITO BOM OBRIGADO