Nós já entendemos como são organizadas as teclas brancas e como encontrar as notas naturais no teclado da escaleta. O próximo passo é desvendar as teclas pretas, que são as notas alteradas pelos acidentes, chamados de sustenido e bemol.
Os símbolos gráficos do sustenido e do bemol são sempre escritos à esquerda da nota em uma partitura, mas à direita quando seu nome está escrito por extenso. Para identificar e encontrar as notas alteradas precisamos conhecer qual unidade mede a distância entre as notas musicais. É mais fácil compreender esse conceito se fizermos uma analogia com unidades que medem distância, como centímetros e metros.
As distâncias entre as notas
Nós calculamos a distância entre um objeto e outro usando unidades de medida como centímetros, metros ou quilômetros, certo? Na música ocidental não é muito diferente. Existe uma unidade de medida para indicar a menor distância entre uma nota e outra, que é o semitom ou meio tom (os dois termos significam a mesma coisa). Então vamos lá:
A menor distância entre uma nota e outra na música ocidental é de um meio tom. Já se uma nota está distante da outra por dois meio tons, dizemos que ela está a um tom de distância, pois a soma de dois meio tons, é igual a um tom.
Três meio tons são um tom e meio.
Quatro semitons ou quatro meio tons são também dois tons.
É comum que os músicos optem por falar a distância em tons e não em meio tons. Por exemplo: normalmente se fala três tons e meio ou invés de sete meio tons. Pense que é como ao invés de falarmos 150 centímetros, dizemos 1 metro e meio. Qualquer distância entre uma nota e outra, seja ela de um meio tom ou muitos tons é chamada de intervalo (nos aprofundaremos neste conceito quando formos aprender acordes).
Precisamos saber que absolutamente qualquer nota natural pode ser alterada meio tom acima ou abaixo. Quando se altera uma nota meio tom para cima, ela ganha um sustenido e fica ligeiramente mais aguda, quando se altera meio tom para baixo, um bemol e fica ligeiramente mais grave.
Ouça a alteração da nota sol meio tom acima e meio tom abaixo:
Por que alteramos as notas naturais?
As notas podem ser alteradas por diversos motivos! As alterações abrangem conceitos e questões de estruturação musical mais complexas e que serão abordadas posteriormente. Por hora, nosso objetivo é identificar as notas alteradas no teclado da escaleta de maneira prática, visando a autonomia para se tocar já que muitas músicas utilizam as notas alteradas. Na imagem abaixo é possível observar todas as notas naturais e suas alterações:
Analisando a imagem acima parece que temos, ao todo, 21 notas… mas, peraí! Como é possível termos 21 notas se, no teclado da escaleta temos apenas 12 teclas diferentes (somando as brancas e pretas)? É porque muitas dessas notas são enarmônicas, isto é, possuem o mesmo som, mas podem ter nomes diferentes, de acordo com o que motivou sua alteração.
Por exemplo: Entre o Sol e o Lá temos uma tecla preta e ela é, ao mesmo tempo, Sol# e Lá♭. No primeiro caso, o Sol foi alterado meio tom acima, enquanto o Lá, meio tom abaixo. Será Sol# em um determinado contexto harmônico e Lá♭ em um contexto diferente. Por isso, na prática, consideramos que existem 12 notas com sons diferentes. Para comprovar isso, basta contar a quantidade de teclas, brancas e pretas, partindo de qualquer nota até chegar à sua repetição. Serão 12 teclas com 12 sons diferentes. Porém qual será o nome de cada tecla/nota alterada depende do contexto de cada música.
Outro exemplo, o Si: se subirmos meio tom, teremos o Si# e de descermos, o Si♭. Como não há tecla preta entre o Si e o Dó, ao alterar o Si meio tom acima, ele será a mesma tecla que o Dó, uma tecla branca. A lógica é sempre igual, mesmo que estejamos na prática tocando uma tecla cuja nota já tem outro nome.
Se considerarmos somente as teclas pretas e alterarmos as notas naturais meio tom acima, teremos as seguintes notas sustenidas: Dó#, Ré#, Fá#, Sol# e Lá#. Se, novamente, considerarmos somente as teclas pretas e alterarmos as notas naturais meio tom abaixo teremos o Ré♭, Mi♭, Sol♭, Lá♭ e Si♭. Organizando estas notas alteradas no teclado da escaleta, vamos observar que Dó# e Ré♭ / Ré# e Mi♭ / Fá# e Sol♭ / Sol# e Lá♭ / Lá# e Si♭ estão nas mesmas teclas pretas.
Pronto, agora já sabemos onde estão as notas alteradas e você pode baixar o mapa do teclado da escaleta em PDF clicando aqui. Neste mapa estão todas as notas naturais nas teclas brancas e suas alterações nas teclas pretas.
Não deixe de assistir o vídeo Como tocar escaleta – Videoaula 2 no YouTube onde, além de uma música para tocar usando as teclas pretas, este assunto é abordado com profundidade:
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