Exercícios para o teclado

A escaleta e o teclado

A escaleta é um instrumento de sopro com teclas e, por causa disso, além da respiração, precisamos trabalhar a forma como usamos o teclado. O treinamento da mão e dos dedos é fundamental para desenvolvermos a agilidade necessária para tocarmos as músicas que gostamos. Portanto, criei alguns exercícios para o teclado baseados em métodos de outros instrumentos de teclas, como piano e teclado. Eles estão registrados em notação musical, isto é, em partitura, mas não se preocupe caso você não saiba lê-la, pois além de disponibilizar os áudios para audição, também vamos entender como decifrar os elementos básicos desse tipo de escrita. Ah, o nome das notas também estarão escritas para ajudar. Caso você já saiba ler partitura, vá direto para os exercícios clicando aqui.

O teclado e a partitura

Na imagem abaixo podemos ver como as notas musicais naturais estão dispostas em cada uma das teclas do teclado da escaleta. Na parte inferior da imagem você pode observar como as notas SI, ,, MI,e SOL são escritas na partitura. Quando tocarmos os exercícios para o teclado usaremos apenas essas notas.

Caso você ainda esteja se familiarizando com as notas musicais e a localização delas, há artigos no site sobre como encontrar as notas naturais e as notas alteradas na escaleta. Você também pode se aprofundar mais sobre as notas lendo esse texto. Nesse excerto de partitura há três elementos essenciais para a escrita musical, são eles o pentagrama, a clave, e as figuras musicais.

As figuras musicais

Existem diferentes figuras musicais e elas têm a função de indicar a duração de cada uma das notas, por isso são também chamadas de figuras de valor. Existem muitas figuras musicais diferentes, inclusive as que indicam a duração dos silêncios que, na música, chamamos de pausa. As principais figuras musicais usadas nos exercícios foram a semínima e a mínima.

Há sempre uma relação de proporcionalidade entre as figuras musicais de valor. Independente de qual for a duração da semínima, a mínima durará o dobro dela. O contrário também é válido: a semínima durará sempre a metade do tempo da mínima. O que define a duração das figuras são fatores como andamento (velocidade da música) e fórmula de compasso (como os tempos são organizados). As figuras musicais são escritas no pentagrama.

O pentagrama e a clave

O pentagrama é um conjunto de 5 linhas e 4 espaços, contadas de baixo para cima, no qual escrevemos, a clave, as figuras musicais e outros símbolos.

Dependendo de onde as figuras musicais estiverem posicionadas no pentagrama elas representam uma nota musical que é determinada pela clave.

Por exemplo, se usarmos a clave de sol, quando uma figura musical é escrita na segunda linha do pentagrama, ela representa a nota SOL. Se a figura estiver escrita no espaço logo acima da segunda linha, isto é, no segundo espaço será a nota . Se estiver escrita no espaço anterior, o primeiro espaço, abaixo da segunda linha, é a nota FÁ. As notas “andam” na sequência quando as figuras são escritas consecutivamente no pentagrama, passando pelas linhas e espaços. Naturalmente podem haver saltos, quando, por exemplo, uma figura está escrita em um espaço e, a próxima, no outro espaço. Nesse caso, ao lermos a partitura, pulamos a nota que estaria na linha.

Embora a clave de sol seja a mais usada para escrever partituras para escaleta, existem outras claves, como a de fá e dó. Caso usássemos outra clave, mesmo que as notas musicais estivessem na mesma posição no pentagrama, receberiam outro nome.

Finalmente os exercícios para o teclado!

Abaixo você poderá ver a partitura de cada um dos 5 exercícios para o teclado. Nela, temos todos os elementos abordados anteriormente e também o nome de cada uma das notas usadas para facilitar a leitura. Além disso, os números indicam quais dedos devem ser usados: 1 – polegar; 2 – indicador; 3 – médio; 4 – anelar e 5 – mínimo. Mas ainda não acabou! Você poderá ouvir o áudio de cada um dos exercícios para ter uma referência de como eles soam e assim associar todos os elementos da partitura com o som. Por último, esse símbolo – – é uma indicação para respiração, portanto tente respirar somente nos lugares onde ele estiver na partitura.

Para mais exercícios, você pode conferir esses vídeos:

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *