Todo instrumento musical tem seus pontos fortes, qualidades vistas como vantagens. Ou seja, as características que podemos destacar em comparação com outros instrumentos. É claro que a ideia não é provar que a escaleta é melhor que qualquer outro instrumento, mas de falar um pouco mais dos motivos que tornam a escaleta interessante para se ter e aprender a tocar. Então, vamos ver quais as vantagens da escaleta?
Primeira vantagem: O preço.
A escaleta é relativamente mais barata em comparação com diversos outros instrumentos musicais. Com poucos recursos é possível adquirir uma escaleta de entrada de baixo custo que é adequada para quem quer começar a estudar e se familiarizar com o instrumento. Pelo preço, acaba sendo mais acessível para quem quer tocar um instrumento, mas não pode investir tanto. Mesmo as escaletas profissionais topo de linha são mais acessíveis que outros instrumentos profissionais. Um violão pode chegar a R$40 mil reais, enquanto a melhor escaleta fabricada no mundo custa no máximo R$6 mil reais, fazendo uma conversão direta em ambos os casos.
Segunda vantagem: É fácil de começar a tocar.
A escaleta é um instrumento pensado para ser simples e fácil de entender. Basta soprar e acionar as teclas para produzir o som, o que a torna um excelente instrumento para iniciantes de todas as idades. Por ela ter um teclado em tamanho reduzido igual ao de um piano, rapidamente é possível desenvolver habilidades de digitação, evoluir na dificuldade do repertório e aprender conceitos de teoria musical. Porém, se você já tem conhecimentos musicais, pode usá-la para se aprofundar na sua experiência musical e para tocar em apresentações e gravações em estúdio.
Terceira vantagem: Sua portabilidade.
Nada de se preocupar com peso e meio de transporte: A escaleta é um instrumento compacto e leve, o que a torna fácil de levar e tocar em qualquer lugar. Ela cabe em qualquer espaço, isso inclui a mochila ou seja qual for o cubículo que se tenha em casa. Precisa usar o transporte público? Os estojos da escaleta costumam ser pequenos e com alças para levar na mão ou nas costas sem que se fique com dor depois. Aliás, considerando que atualmente os locais de moradia tem se tornado cada vez menores, ter um instrumento tão fácil de guardar e manejar é uma das grandes vantagens da escaleta.
Quarta vantagem: Não precisa de energia elétrica.
É um instrumento acústico, ou seja, não depende de energia elétrica para funcionar. A escaleta produz som pela passagem do ar por dentro dela, então, na verdade, a energia necessária para fazê-la funcionar vem de quem a toca. “Acabou a luz”? Não tem problema, basta acender uma vela e continuar tocando. Não corre o risco de queimar, não precisa de amplificador para ser ouvida (pelo menos em lugares pequenos), não usa cabos, não vai na tomada. É um instrumento de teclas que pode ser levado para aquele luau que você sempre quis participar!
Quinta vantagem: Faz solos e acompanhamento.
A escaleta é cheia de possibilidades e, dentre elas, executar melodias e acordes. Então é possível tocar a linha principal de uma música, assim como acompanhar quem a estiver tocando ou cantando. Por causa disso, é possível usá-la em diversas formações, desde duplas (como escaleta e violão) até bandas completas. Tocando escaleta você pode ser solista e também acompanhador. Está aí mais uma das grandes vantagens da escaleta.
Sexta vantagem: Substituir outros instrumentos.
Você já deve ter percebido que a escaleta tem um timbre similar a outros instrumentos. Talvez você já tenha até se confundido com o timbre deles. Embora não seja exatamente igual a um acordeon ou gaita, a escaleta pode substituir esses dois instrumentos, dependendo do contexto e da necessidade, se eles não estiverem disponíveis. Isso porque todos eles têm em comum o uso da palheta livre, fazendo com que seus timbres sejam semelhantes. Um bom escaletista pode emular um acordeon e uma gaita, mas também saberá diferenciar uma escaleta dos demais.
Sétima vantagem: Combina com vários estilos musicais.
Essa vantagem tem relação com a anterior. A escaleta é usada em diversos gêneros de música por suas próprias características, mas também por timbre similar ao acordeon e à gaita. Por causa de sua sonoridade e das suas muitas possibilidades, está presente em estilos como Forró, Reggae, Rock, Pop, Sertanejo, Jazz, Bossa Nova, para citar alguns.
E você já percebeu alguma outra vantagem de tocar escaleta que não está listada aqui?