Escaletas de baixo custo

Podemos dividir as escaletas em duas grandes categorias quanto a sua fabricação: Escaletas de baixo custo (também chamadas de genéricas) e escaletas de marca própria. Neste artigo vamos saber mais sobre o primeiro tipo, certamente o mais vendido e acessível.

Por que de baixo custo?

Escaletas de baixo custo são comercializadas por empresas que normalmente compram ou contratam fabricantes chinesas (e de outros países da região), para produzirem seus instrumentos com materiais de baixo custo. Isso não ocorre somente com as escaletas, mas com uma série de outros instrumentos como violão, violino, flauta e até piano de cauda, para citar alguns. Depois, essas unidades são importadas e chegam no Brasil custando menos que uma escaleta de marca própria.

Escaletas de baixo custo valem a pena?

Uma escaleta de baixo custo pode ser classificada como um modelo de entrada, ou seja, jamais será semiprofissional ou profissional, como alguns anúncios apresentam. São as mais escolhidas pelos iniciantes por terem um preço acessível e entregarem uma sonoridade aceitável, na maior parte das vezes. Na verdade, algumas podem soar muito bem, embora, claro, isso dependa do gosto de cada um.

Por outro lado, tendem a ser menos resistentes pela qualidade dos materiais de fabricação, podem apresentar defeitos com maior recorrência devido ao controle de qualidade menos rigoroso e apresentar inconsistências de acabamento. O design costuma ser muito simples, às vezes com uma aparência infantil dependendo do modelo e dos materiais, o que as tornam mais baratas. Contudo, na média, elas funcionam adequadamente para o que foram propostas, isto é, iniciação musical e primeiro contato com o instrumento, oferecendo opções com um bom custo benefício.

Uma pessoa tocando uma escaleta

Qual escolher então?

No Brasil, há muitas opções disponíveis das marcas Concert, CSR, Mellody, Spring, Dolphin, entre outras. Todas comercializam escaletas contralto com 32 e 37 teclas de baixo custo, considerados modelos de entrada. A questão é: Há diferença entre elas? A resposta é sim, embora as diferenças não sejam tão gritantes. Na verdade todas essas empresas usam produtos white label.

Um produto white label (marca branca) é um produto ou serviço produzido por uma primeira empresa que outras empresas renomeiam para fazer parecer que elas o fizeram.

Escaleta de 32 (esq.) e 37 teclas (dir.)

Como já vimos, todos esses modelos são produzidos na China ou em algum país da região e depois são importados para o Brasil. Eventualmente a mesma fábrica pode fornecer o mesmo produto white label para diferentes empresas brasileiras, por isso que alguns modelos são tão similares, só mudando o nome. Também é por esse motivo que surgem marcas novas regularmente e outras deixam de existir em uma passe mágica. Ainda assim, é possível observar diferenças entre as escaletas de baixo custo. Algumas apresentam um corpo mais resistente, teclas mais alinhadas e silenciosas, palhetas de melhor qualidade e afinação mais precisa de fábrica.

Para saber qual a melhor marca, a estratégia é simples: Preço. As marcas mais caras provavelmente têm materiais de melhor qualidade. Por exemplo, se numa pesquisa de preços o valor médio de uma determinada marca é de R$140 reais enquanto de outra é de cerca de R$200, é possível concluir que provavelmente o modelo mais caro possui materiais de melhor qualidade que o mais barato.

Quais são as marcas indicadas?

Antes é preciso falar sobre o fator sorte. A escaleta de baixo custo é uma opção acessível que pode vir com afinação aceitável, boa resposta e, quando bem cuidada, ser um instrumento durável. Contudo, uma outra unidade, da mesma marca, modelo e preço, pode não vir com a mesma afinação, eventualmente estar com as palhetas mais desajustadas e ter uma vida útil menor. Isso se deve ao fato do controle de qualidade na produção desses instrumentos não ser tão rigoroso, como já dito. Mesmo com as escaletas de baixo custo mais caras corre-se esse risco.

Fazer uma boa pesquisa de preços, assistir reviews no YouTube, ouvir o instrumento para verificar se o timbre é agradável, são algumas das estratégias para a escolha do instrumento. Certamente o mais indicado é experimentar antes de comprar, por exemplo, visitando uma loja física para testar algumas unidades. Você deve ter percebido que há pontos positivos e negativos ao se adquirir uma escaleta de baixo custo e, justamente por isso, a indicação de uma marca é arriscada. Contudo é possível organizá-las pela média de preço e isso pode servir como parâmetro para que você decida qual comprar. Vamos lá:

  • As mais baratas: Concert, Spring, Mellody
  • Nem tão barato, nem tão caro: CSR, PHX
  • As mais caras: Dolphin, Stagg e Becker

Escolha de acordo com suas possibilidades de investimento, necessidades e objetivos. Os links acima redirecionam para uma seleção com os preços mais baratos dos modelos das marcas citadas. Comprando por esses links, você contribui com a manutenção do site. Se você ainda tiver dificuldade para escolher, leia esse artigo com mais dicas sobre como decidir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *