Uma breve história
Asa Branca foi escrita em Março de 1947 por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, dois compositores nordestinos. É considerada não apenas um hino do sertão nordestino, mas também uma das mais reconhecidas canções de toda história da música popular brasileira. Sua letra discorre sobre a luta e resistência do povo nordestino diante das secas severas do sertão. Em específico, fala sobre um homem que se vê obrigado a migrar, assim como a ave Asa Branca. Ao fazê-lo, o rapaz promete voltar um dia para os braços do seu amor. Mas então, o que é uma Asa Branca? A resposta pode surpreender muitos: é um tipo de pomba que habita a região e que pode voar longas distâncias e a grandes altitudes. Durante seus longos vôos, a ave exibe um traço branco nas asas. Ouça:
O Baião e a Asa Branca
Para compor essa canção, Luiz Gonzaga se usou do baião e do lundu baiano da música regional nordestina, adaptando o som rural do sertão a uma base sonora própria. Em vez de viola, rabeca, pandeiro e botija de barro, adotou uma combinação dos sons da sanfona, da zabumba e do triângulo, dando alegria e balanço à “música do norte”.
Tocando Asa Branca na escaleta
Curiosamente, Asa Branca não é uma canção difícil de tocar, sendo muito usada no repertório para iniciação musical em diversos instrumentos. E claro que não poderia ser diferente com a escaleta! Abaixo está disponível para download a partitura de um arranjo para escaleta voltado tanto para iniciantes quanto para os mais experientes. A partitura ainda conta com os nomes das notas para facilitar a leitura daqueles que estão começando. Os números acima das notas indicam quais dedos da mão direita devem ser usados para tocar, sendo que o polegar é o dedo 1, indicador é o dedo 2, médio é dedo 3, anelar é dedo 4, mínimo é dedo 5. Mas espera que não acabou!
Mais materiais de estudo
Também estão disponíveis um áudio de exemplo para audição e um playback, sem o som da escaleta, que pode ser usado para tocar junto. Depois, assista o tutorial sobre como tocar a música na escaleta no canal Escaletosfera.
Caso queira aprender mais músicas, veja todo o repertório disponível no site.
Muito obrigado por essa aula tão bem detalhada, pois facilitou muito para todos os iniciantes, como eu, a executar essa música tão linda. Valeu mesmo.
Fico contente que tenha ajudado!