Conheça mais sobre cai, cai, balão
Cai, cai, balão é uma música tradicional brasileira, considerada parte do repertório folclórico do Brasil. Como a maior parte das canções de tradição oral, sua origem não é muito clara, mas acredita-se que ela tenha sido criada no século XIX, em Portugal, e que tenha sido trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Com o tempo, a música foi adaptada e se tornou uma das mais populares durante as festas juninas.
Possui uma melodia simples, o que permite que ela seja usada como repertório para iniciantes em qualquer instrumento. Curiosamente, alguns artistas usaram sua letra ou melodia para criarem suas próprias obras, como é o caso do escritor Manuel Bandeira e também do sambista Assis Valente.
Tocando Cai, cai, balão na escaleta
Nessa versão para escaleta, o acompanhamento foi arranjado para piano, e ela possui um andamento rápido. Para estudo, recomenda-se que a música seja tocada mais lenta para depois ir acelerando aos poucos.
Abaixo, você confere a partitura com o nome das notas. Os números indicam quais dedos da mão direita devem ser usados para tocar a música, sendo que o polegar é o dedo 1, indicador é o dedo 2, médio é dedo 3, anelar é dedo 4, mínimo é dedo 5. Além disso, a partitura de Cai, cai, balão para escaleta também conta com a cifra (acordes) para ser tocada em grupo.
Confira o playback
Também estão disponíveis um áudio de exemplo para audição e um playback, sem o som da escaleta, que pode ser usado para tocar junto.
Se você quiser ter mais dicas e orientações sobre como tocar, veja o vídeo com o passo a passo. Caso queira aprender mais músicas, veja todo o repertório disponível no site.