Ciranda cirandinha

Conheça mais sobre Ciranda cirandinha

Ciranda, cirandinha é uma música tradicional voltada ao público infantil e é considerada parte do repertório folclórico do Brasil. Como toda música de tradição popular é muito difícil saber qual a sua origem, mas acredita-se que ela tenha sido criada no início do século XX, no Nordeste do Brasil. Nessa região, as cirandas são comuns em festas e comemorações populares. Com o tempo, a música se espalhou pelo país e se tornou uma das mais cantadas entre as crianças.

Além de ser uma música divertida e animada, Ciranda, cirandinha também tem um valor cultural importante ao ensinar às crianças sobre a importância da convivência em grupo, do respeito às diferenças e da valorização da cultura e das tradições locais.

Tocando Ciranda cirandinha na escaleta

Nessa versão para escaleta, o acompanhamento foi arranjado para vibrafone e marimba. A melodia não é difícil, mas é preciso se atentar para a grande quantidade de notas repetidas que podem ser realizadas com articulação de língua, usando as sílabas tu ou du. Para estudo, é recomendado que se toque a música mais lenta para depois ir acelerando aos poucos.

Abaixo, você confere a partitura com o nome das notas. Os números indicam quais dedos da mão direita devem ser usados para tocar a música, sendo que o polegar é o dedo 1, indicador é o dedo 2, médio é dedo 3, anelar é dedo 4, mínimo é dedo 5. Perceba que no final das frases finais da melodia há passagens de dedo. Além disso, a partitura de Ciranda, cirandinha para escaleta também conta com a cifra (acordes) para ser tocada em grupo.

Confira o Playback

Também estão disponíveis um áudio de exemplo para audição e um playback, sem o som da escaleta, que pode ser usado para tocar junto.

Áudio com escaleta
Áudio somente com o acompanhamento

Se você quiser ter mais dicas e orientações sobre como tocar, veja o vídeo com o passo a passo. Caso queira aprender mais músicas, veja todo o repertório disponível no site.

Passo a passo para tocar Ciranda, cirandinha na escaleta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *