Conheça mais sobre a música
Se essa rua fosse minha é uma música tradicional brasileira e é considerada parte do repertório folclórico do Brasil. Como toda música de tradição popular é muito difícil saber qual a sua origem, mas especula-se que ela surgiu no século XIX em Portugal. Com os colonizadores, a música foi se espalhando pelo Brasil, tornando-se popular no século XX e, em cada lugar em que foi cantada, foi recebendo adaptações e mudanças. Desde então tem sido executada em diversas ocasiões, como festas, reuniões de família e eventos escolares, além de ser parte do repertório de muitos artistas brasileiros.
Para citar alguns exemplos, na década de 20, Heitor Villa-Lobos usou a melodia de Se essa rua fosse minha em Cirandinhas, um compilado de arranjos para piano de diversas cirandas encontradas no folclore brasileiro. Mário Lago e Roberto Martins, na década de 30 também criaram sua versão, curiosamente em um arranjo de samba canção, dando um caráter animado à canção, diferente da versão que conhecemos hoje, mais melancólica.
Tocando Se essa rua fosse minha
Nessa versão para escaleta, o acompanhamento foi arranjado para piano e fagote. A melodia traz alguns desafios como passagens de dedo, abertura de mão e notas alteradas (Sol #). Contudo, por ser mais lenta, é possível encarar essa dificuldade com tranquilidade, basta dedicar-se ao estudo. Para estudo, é recomendado que se toque a música ainda mais lenta, dividindo em pequenos trechos para treinar o dedilhado, e depois acelerar aos poucos.
Abaixo, você confere a partitura com o nome das notas. Os números indicam quais dedos da mão direita devem ser usados para tocar a música, sendo que o polegar é o dedo 1, indicador é o dedo 2, médio é dedo 3, anelar é dedo 4, mínimo é dedo 5. Perceba que na repetição a música é tocada oitava acima. Além disso, a partitura de Se essa rua fosse minha para escaleta também conta com a cifra (acordes) para ser tocada em grupo.
Confira o playback
Também estão disponíveis um áudio de exemplo para audição e um playback, sem o som da escaleta, que pode ser usado para tocar junto.
Se você quiser ter mais dicas e orientações sobre como tocar, veja o vídeo com o passo a passo. Caso queira aprender mais músicas, veja todo o repertório disponível no site.